| Processo |
Data
decisão |
Tipos de Imposto |
Tema |
Artigos em causa |
| 19/2026-T |
2026-08-09 |
IRC |
IRC – Derrama Municipal – Isenção de derrama municipal de Lisboa por criação e manutenção de postos de trabalho |
|
| 18/2026-T |
2026-06-22 |
IVA |
IVA – Direito à dedução. Erro de direito – Alteração retroativa do método de dedução parcial. Ónus da prova – Arts. 23.º e 98.º, n.º 2 do CIVA e 74.º da LGT |
|
| 17/2026-T |
2026-06-01 |
IRS |
IRS – Residente Não Habitual – Pedido de inscrição – Requisitos - Prazo |
|
| 15/2026-T |
2026-09-10 |
IRS |
CGAA: ónus da prova da AT - falta de prova dos pressupostos para aplicar a CGAA; juros indemnizatórios. |
|
| 14/2026-T |
2026-07-10 |
IRC |
IRC- Derrama Estadual; Derrama Regional da Região Autónoma da Madeira; Derrama Regional da Região Autónoma dos Açores. |
|
| 13/2026-T |
2026-05-28 |
IRC |
Derrama Estadual. Derrama Regional. Grupos de sociedades |
|
| 12/2026-T |
2026-08-31 |
IRC |
IRC – Derrama estadual – Lucro tributável imputável às Regiões Autónomas – Lei das Finanças das Regiões Autónomas – Uniformização de jurisprudência |
|
| 10/2026-T |
2026-05-04 |
IRC |
IRC; OIC; distribuição de dividendos; retenção na fonte; liberdade de circulação de capitais; artigo 63.º do TFUE. |
|
| 9/2026-T |
2026-07-31 |
IRC |
IRC - Imparidades |
|
| 8/2026-T |
2026-06-08 |
IRC |
IRC. OIC não residentes. Retenções na Fonte. discriminação e violação da livre circulação de capitais. Artigos 22.º, n.ºs 1 a 3 e 10 do EBF e 63.º do TFUE. |
|
| 7/2026-T |
2026-06-18 |
IRS |
IRS - Residente Não Habitual - Registo - Artigo 236.º Lei OE 2024 – Abuso de Direito |
|
| 6/2026-T |
2026-05-30 |
IRS |
IRS de 2024 – Mais-valias mobiliárias – Regime de dedução e reporte de perdas previsto no artigo 55.º, n.º 1 alínea d) do CIRS – Opção pelo englobamento – Taxa agravada prevista no artigo 72.º n.º 18 do CIRS. |
|
| 5/2026-T |
2026-08-03 |
IRC |
IRC – 2021 – RFAI – Atividades de transformação de produtos à base de Carne |
|
| 4/2026-T |
2026-07-29 |
IRC |
IRC. Derrama Municipal. Rendimentos provenientes do estrangeiro. |
|
| 2/2026-T |
2026-06-08 |
IRC |
IRC – Dividendos Pagos a Organismos de Investimento Coletivo (OIC) não Residentes – Restrição Discriminatória ao Princípio da Livre Circulação de Capitais – Arts. 22.º, n.ºs 1 a 3 e 10 do EBF e 63.º do TFUE |
|
| 1/2026-T |
2026-06-29 |
IRC |
IRC – OIC; Retenção na Fonte; Incompatibilidade do n.º 3, do artigo 22.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais com o artigo 63.º do Tratado sobre o sobre o Funcionamento da União Europeia; Juros indemnizatórios. |
|
| 1129/2025-T |
2026-09-03 |
Selo |
Imposto de Selo — Cash Pooling — Princípio da territorialidade (art. 4.º, CIS). |
|
| 1128/2025-T |
2026-05-07 |
Selo |
Imposto do Selo. Isenção. Seguros do ramo vida. Fundos de pensões. |
|
| 1125/2025-T |
2026-06-26 |
IRC |
RFAI – Aplicações relevantes – Conceito de investimento inicial – Artigo 100.º do CPPT |
|
| 1124/2025-T |
2026-05-15 |
IRS |
IRS. Exclusão de tributação da compensação por extinção do contrato de trabalho. |
|
| 1121/2025-T |
2026-06-12 |
IRC |
Inutilidade superveniente da lide. |
|
| 1120/2025-T |
2026-08-14 |
IRS |
IRS: Mais-valias; Valor de Realização; Valor de Aquisição em Permuta |
|
| 1119/2025-T |
2026-08-28 |
IRC |
IRC; RFAI-Investimento inicial; investimento de substituição; adição de ativos fixos tangíveis. |
|
| 1118/2025-T |
2026-05-06 |
IRC |
IRC – Dividendos Pagos a Organismos de Investimento Coletivo (OIC) não Residentes – Restrição Discriminatória ao Princípio da Livre Circulação de Capitais – Arts. 22.º, n.ºs 1 a 3 e 10 do EBF e 63.º do TFUE |
|
| 1117/2025-T |
2026-08-31 |
IRS |
IRS — artigo 50.º da Lei n.º 56/2023, de 6 de Outubro — exclusão de tributação de mais-valias — amortização de crédito à habitação |
|